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Alivie o estresse e a ansiedade com luta e dança

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Está cada vez mais complicado conseguir ter uma qualidade de vida em meio a tantas tarefas no dia a dia. Quase sempre as pessoas estão esgotadas e no limite do cansaço, não conseguindo assim tempo para curtir os amigos, a família e principalmente descansar. Isso também pode estar relacionado a ansiedade e ao estresse, responsáveis pelo mal-estar físico e psicológico.
De acordo com o ISMA (International Stress Management Association), órgão voltado à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e tratamento de estresse no mundo, 70% dos brasileiros são vítimas da ansiedade, devido ao acúmulo de pequenos problemas no cotidiano, ou estão sob condições de estresse em seus ambientes de trabalho.
O estresse é a soma de respostas físicas e mentais causadas por alguns estímulos externos, que permitem ao indivíduo superar determinadas exigências do ambiente em que vive e ainda gerar o desgaste físico e mental.
Caso o problema realmente esteja relacionado ao trabalho, é preciso criar uma válvula de escape para modificar essa situação. Sendo assim, que tal se preparar para enfrentar os mais diversos desafios do dia a dia fora das extremidades do escritório? Com a prática de algumas atividades físicas simples, é possível amenizar esses efeitos que são desagradáveis para qualquer pessoa. 
A prática de atividade física pode ser uma importante aliada no combate ao estresse. Além de controlar o peso, também possui benefícios psicossociais e contribui para a redução dos sintomas da TPM, melhora do humor, aumento da sensação de bem-estar e autoestima.
A prática de caminhadas, danças, passeios de bicicleta, por exemplo, induz a produção de endorfinas, uma substância natural responsável por atenuar a sensibilidade à dor e proporcionar uma sensação de relaxamento e prazer. O estresse é, também, uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas.
Para quem não gosta de ioga ou não têm muita paciência para enfrentar esteiras, musculação e abdominais nas academias, a dança e a luta são exemplos de atividades que ajudam a liberar adrenalina, reduzir o estresse e aliviar tensões. 
Você sabia que a prática de atividades físicas também contribui para a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, controle da diabetes, melhora na capacidade pulmonar, na flexibilidade das articulações e no fortalecimento ósseo? 
Abaixo, sugerimos duas modalidades super legais para praticar e aliviar o estresse.


Que tal praticar dança de salão?
Além de permitir a valorização do outro, por meio da interação e trocas de experiências, a dança de salão é bastante eficaz para aliviar o estresse, pois permite que você esqueça suas preocupações do dia a dia, como atingir metas ou resultados específicos em seu trabalho. A dança é considerada uma atividade lúdica, que trabalha com diversos sentidos do corpo humano, principalmente com a audição.

Mas afinal, quais são os benefícios dessa atividade? Quando você pratica dança de salão, sua coordenação motora é beneficiada e o raciocínio é estimulado, principalmente por conta da sincronização dos passos. Os músculos ficam em constante movimentação e até mesmo os do rosto são trabalhados, pois há um grande estimulo de sorrisos durante as aulas.

O que normalmente é uma ótima consequência para os praticantes, caso sejam feitas com frequência e disciplina, a dança pode até mesmo ajudar a perder peso. Ah, mas não se preocupe, pois essa atividade não tem nenhuma contra indicação, você pode começar a se exercitar a quando quiser.

Coloque as luvas para praticar o boxe
Se você é um trabalhador estressado que procura aliviar sua tensão através de alguma atividade, então está na hora de colocar as luvas e iniciar as aulas de boxe. O esporte possui uma intensidade forte, composta por sacos de pancada que podem eliminar as mais variadas sensações negativas do corpo.
Quem opta por essa atividade costuma ter mais equilíbrio mental, sabe encarar melhor os desafios do dia a dia e lidam, com mais cautela, com imprevistos desagradáveis.
Os benéficos para o corpo são muitos, dentre eles a tonificação muscular dos braços, ombros e costas. Os resultados podem aparecer dentro de 12 semanas, caso seja praticada com frequência e disciplina.
Contra indicação? Como o boxe é considerado uma atividade de alta intensidade muscular, recomenda-se algumas pausas durante a pratica do exercício, principalmente para não perder o ânimo de continuar, pois podem aparecer muitas dores no dia seguinte.

Fonte: ISMA Brasil (International Stress Management Association)

Última actualização: 24/07/2017

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