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Entenda porque você não emagrece mesmo fazendo dieta e exercício físico

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Dormir bastante e uma má alimentação no café da manhã podem gerar ganho de peso, além de dificultar as atividades que realizamos no início do dia.


Não é segredo para ninguém que a prática regular de atividade física e uma alimentação equilibrada são as formas mais eficazes de evitar o excesso de peso e consequentemente a obesidade. Mesmo assim, algumas pessoas não conseguem obter os resultados que esperam, o que acaba sendo desmotivador a ponto de haver desistência no cuidado com a saúde.

Mas o que muita gente não sabe é que, além de incorporar estas boas práticas à rotina diária, é preciso se atentar com alguns hábitos matinais que, embora pareçam inofensivos, são cruciais para evitar que consigamos perder peso. Essas ações interferem na atividade do metabolismo e impedem que ocorra um gasto energético adequado durante o resto do dia.

Sendo assim, é importante aprender a identificar quais são esses hábitos e fazer o possível para que não estejam presentes em nossa rotina e estilo de vida. E foi pensando nisso que separamos abaixo algumas situações matinas que interferem diretamente para a saúde do nosso corpo.

Evite dormir mais do que deveria

Você já deve ter ouvido falar que dormir menos de 8 horas por noite está relacionado ao aumento do peso. Isso é verdade, porém, exagerar nas horas de sono também não é a melhor opção.

De acordo com profissionais da saúde, quem dorme por mais de 10 horas seguidas tem um aumento em seu índice de massa corporal. Além disso, dormir mais do que o normal também aumenta os níveis de cortisol, um hormônio que, além do estresse, leva a comer de forma excessiva.

Ainda segundo especialistas, para se ter uma qualidade de sono é recomendável dormir entre 7 e 8 horas por dia sem interrupções.

Não deixe de tomar sol

Pode parecer estranho, mas a luz solar é sim saudável para ativar o metabolismo nas primeiras horas do dia. Cientistas da Universidade Northwestern, em Chicago, concluíram que se expor ao sol no começo da manhã acelera o metabolismo e reduz o IMC (Índice de Massa Corporal), ajudando a emagrecer. Isso acontece porque, quando recebe a luz do Sol, o organismo produz mais vitamina D. Além de acelerar a quebra da gordura pelo fígado, essa substância aumenta as taxas de leptina, hormônio da saciedade.

Tomar entre 20 e 30 minutos de sol pela manhã é suficiente para ter efeitos positivos no índice de massa corporal.

Recomenda-se comer bem no café da manhã

Café da manhã pobre em nutrientes e em porções reduzidas é um dos hábitos matinais mais comuns entre as pessoas, mas é também uma das coisas que mais influenciam no ganho de peso.

Essa é a refeição mais importante do dia, e ainda que alguns prefiram ignorá-lo, é essencial para proporcionar ao corpo a energia de que precisa para trabalhar até o final do dia.

O café da manhã deve conter entre 500 e 600 calorias, distribuídas em fontes de carboidratos, proteínas, antioxidantes, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.


Não espere muito para tomar café da manhã

O peso corporal também está relacionado ao fato de esperar muito tempo para ingerir o café da manhã, caso esteja acordado há bastante tempo.O organismo necessita de energia para ativar as funções de seus sistemas principais. Exemplo disso é o nosso estômago. Quando está vazio, aumenta a produção de sucos ácidos e gera inflamação, assim como sintomas de gastrite.

É aconselhável comer logo na primeira hora depois de acordar. Recomenda-se também iniciar o dia consumindo frutas e bebendo um chá.

Evite fazer tudo com pressa
Sabemos que as inúmeras atividades que se iniciam desde a primeira hora do dia nos fazem sentir limitações com o tempo e, por isso, fazemos tudo correndo. Embora isso possa servir para cumprir um possível prazo apertado, fazê-lo de forma recorrente aumenta tanto a sensação de ansiedade quanto o peso corporal. Em muitos casos, a compulsão por comida acaba sendo a válvula de escape para combater a ansiedade do momento. Se você acordar 20 ou 30 minutos antes do normal, é possível que consiga evitar que as coisas fiquem corridas durante a jornada.

Tente não comer lanches industrializados
Os lanches que costumamos comer de manhã são ideais para combater a sensação de fome. O problema é que algumas pessoas preferem escolher os lanches industrializados, já que estão prontos para o consumo e costumam ser saborosos. Entretanto, estas opções estão cheias de calorias e substâncias que disfarçam a fome ao invés de controlá-la, aumentando assim a sensação de saciedade. Após ingeri-los sentimos uma satisfação por alguns minutos, mas por seu teor de açúcares e gorduras, mais tarde volta o desejo de comer. Com isso, a melhor alternativa seria escolher alimentos saudáveis como: frutas, iogurte natural, chá ou vitaminas.

Esses foram apenas alguns exemplos de hábitos matinais que praticamos diariamente, sem ter a menor noção de que podem causar o aumento do nosso peso corporal. Faça um esforço e procure evitá-los a partir de hoje. Coloque em sua rotina costumes mais saudáveis para o seu corpo e sua saúde. Desfrute de uma excelente qualidade de vida.

 

 

Última actualização: 24/07/2017

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