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5 alongamentos simples para amenizar dores musculares

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Alguns movimentos são fundamentais antes e depois do exercício. Praticados com frequência, é possível evitar consideravelmente incômodos musculares e possíveis lesões.

 

Você costuma sentir dores musculares intensas logo após a prática de atividade física, por dormir de mal jeito ou devido a algum movimento brusco? Separamos abaixo alguns alongamentos simples que podem ajudar a amenizar os incômodos no corpo.

Mas, antes disso, você sabe o motivo de ocorrerem essas dores?

Algumas revistas do segmento de esporte e saúde afirmam que a causa das dores é devido a acumulação de ácido lático nos músculos, responsável por provocar agulhadas ou câimbras.

Apesar disso, segundo um estudo publicado na revista Sports Medicine, as dores musculares são causadas por uma inflamação nas células do músculo. A dor muscular tardia, que ocorre após grande esforço físico, é uma reação natural do corpo para reparar os danos causados durante uma sessão de exercícios ou um movimentos que não se realizam com frequência.

Mas não há com o que se preocupar, tendo em vista que esses danos são parte de um processo normal pelo qual atravessa o organismo. Já a inflamação pode se manter por vários dias após a realização de atividade física (inclusive três dias depois), mas esse processo inflamatório desaparece gradativamente.

O incômodo muscular tardio não é algo que atinge somente os atletas que estão começando com a prática desportiva, mas também os experientes. O mal-estar ou dor muscular são sintomas de estresse em una área específica do corpo. E, por mais estranho que pareça, é absolutamente necessário sentir esse incômodo no músculo. Você já deve ter ouvido a frase “se está doendo é porque está trabalhando bem a região do músculo”. Isso é verdade! Quando lhe doem os músculos, significa que seu corpo está se recuperando do esforço realizado.

Agora sim vamos falar sobre posturas e exercícios que auxiliam na redução das dores musculares intensas:


Quando não conseguimos nos mover de tanto que doem os músculos, é preciso fazer algo a respeito. Ajudar o organismo a reduzir os sintomas pode ser de grande utilidade.

1- Já realizou o alongamento meia lua? Essa postura, feita geralmente em pilates ou ioga, é muito boa para alongar os músculos superiores. Vamos ao passo a passo:
 

 

- Fique de pé com as pernas juntas.
- Leve os braços por cima da cabeça e toque as palmas das mãos. Certifique-se que os braços estejam retos.
- Incline para a direita, volte para o centro e depois para a esquerda. Repita várias vezes.

2 - Vamos tentar agora o alongamento da borboleta?

Para ficar mais confortável, é recomendável usar um colchonete, pois o exercício é sentado. Mas, você também pode sentar-se ao chão.
- Cruze as pernas para que os joelhos fiquem para fora e as plantas dos pés juntas.
- Leve as costas para trás e, lentamente, deite-se.
- As pernas se abrirão um pouco e empurrarão para baixo os joelhos.

3 - O alongamento da cobra é muito bom para dores abdominais
 

- Coloque-se de barriga para baixo, usando um colchonete, e fique com as palmas das mãos na altura dos ombros. Respire e levante o tronco. Leve a cabeça ligeiramente para trás.

- A ideia é que o tronco se estire, os ombros estejam afastados das orelhas e o quadril se apoie no chão.
- Ao espirar, leve a testa para baixo para que toque o chão.

 

4 - Alongamentos pernas ao peito

Uma das regiões que mais sofrem pelos exercícios ou movimentos cotidianos são as costas. Podemos alongá-las de diferentes formas, sem que se converta em uma tortura.

- Deite-se de barriga para cima em um colchonete e apoie as plantas dos pés no chão.
- Leve o joelho direito para o peito e sustente com as mãos (como se o envolvesse).

Faça uma ligeira pressão em sua direção e volte para a posição inicial para passar para a perna esquerda.
- Uma vez que tenha terminado a série de 10 repetições faça o mesmo, mas com as duas pernas elevadas ao mesmo tempo.
- Se quiser, pode fazer ligeiros movimentos de pêndulo para as laterais.

5 - Alongamento de quadril e costas

A coluna sente bastante quando fazemos exercício ou levantamos muito peso. Provavelmente você sinta dor na região das costelas ou na lombar, por isso este exercício lhe fará muito bem.

- Deite-se de barriga para cima, com os braços nas laterais do corpo com os joelhos flexionados um ao lado do outro e os pés apoiados no chão.

- Sem tirar os ombros do colchonete, gire o quadril para a direita até que o joelho toque no chão.

- Mantenha a posição por alguns segundos e faça para o outro lado.

Tenha essa rotina de realizar alongamentos antes e depois de realizar exercícios ou para desestressar após um dia bastante agitado. Evite esses incômodos no corpo e desfrute o melhor do seu treino ou rotina de trabalho.

Última actualização: 04/08/2017

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