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Vitamina D – Quais as consequências da falta dela para o nosso organismo?

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Indispensável para organismo humano, a vitamina D tem entre suas principais funções a fixação do cálcio nos ossos, prevenção de doenças cardíacas, fortalecimento do sistema imunológico, manutenção do peso e até manutenção da saúde mental. A falta dela no organismo é considerada quando o seu exame de sangue detectou níveis de vitamina D abaixo de 30 ng/ml. Os sintomas também podem ajudar no diagnóstico da falta deste mineral.

A ausência da vitamina D é comum principalmente para pessoas que vivem em locais em que o sol não aparece muito. Afinal, a exposição ao sol é essencial para que a vitamina se fixe no organismo. Acredita-se que de 80% a 90% do que recebemos de vitamina D no organismo provém dos raios UVB. Quando se expor à luz solar não é uma possibilidade, o tratamento da deficiência de vitamina D pode ser feito com suplementação. Confira aqui o que o seu nível de Calciferol significa e como suprir esta falta.

Sintomas da falta de Vitamina D e suas principais consequências

Os sintomas também ajudam a diagnosticar a deficiência de vitamina D no organismo. Eles, no entanto, também podem ser consequências da falta do mineral permanentes de um problema que foi relegado:

·         Diminuição do cálcio e do fósforo no sangue;

·         Dor e fraqueza muscular;

·         Enfraquecimento dos ossos;

·         Osteoporose nos idosos;

·         Raquitismo nas crianças;

·         Osteomalácea;

·         Mau desenvolvimento psicológico nas crianças;

·         Crescimento tardio em crianças;

·         Falta de equilíbrio;

·         Doenças cardíacas como hipertensão;

·         Alterações de peso;

·         Dificuldades de memorizar e raciocinar;

·         Ineficiência do sistema imunológico;

·         Desenvolvimento de diabetes tipo 2;

·         Alterações do nível de açúcar no sangue.

Como repor a Vitamina D?

A carência da Vitamina D em nosso organismo pode ser resposta, com 200 mg para crianças e para adultos 600 mg. Um simples exame de sangue de rotina basta para verificar se a quantidade de vitamina está de acordo com o volume necessário.

Caso seu organismo este carente desta substância, é possível fazer a reposição da vitamina por duas formas:

1- Exposição ao sol
Para isso é necessário ficar no sol ao menos 60 minutos na semana sem uso de bloqueadores solares ou filtros. Esta exposição deve acontecer entre as 10 e 15h quando as radiações são nocivas ao ser humano. Recomendado pelos médicos, entre 15 as 18 horas. Pessoas de pele negra devem aumentar o tempo de exposição para 1 hora.

Isso é indicado pelos médicos porque a vitamina D é ativada no intestino através dos raios solares, caso a pessoa não exponha muito ao sol a substância é eliminada através das fezes sem antes ter sido absorvida pela parede intestinal.

2- Medicamentos manipulados
Outra forma de repor a vitamina D é por ingestão em gotas ou cápsulas (remédios manipulados que podem ser comprados em farmácias) ou através da alimentação. O mais recomendado para quem tem deficiência dessa vitamina é recorrer as vitaminas em gotas, já que é muito difícil conseguir repor as doses necessárias somente através da alimentação. Ainda assim, para ativar a substância ingerida o sol continua essencial.

Na forma de gotas, que é o mais usado, cada gota contém 200 UI (unidade internacional). Então se você é adulto, deve tomar de 3 a 4 gotas para repor do nutriente. Lembre-se de fazer o consumo de medicamentos apenas sob orientação médica.

3 – Consumir alimentos ricos em Vitamina D
Via alimentação é possível, repor através de peixes. Os mais ricos em vitamina D são a sardinha, atum, óleo de fígado e de bacalhau. Alguém lembra de ter já tomado aquele óleo de Rícino? Se sim, é bem provável não deve tenha sido uma experiência agradável. Apesar do gosto, ele é uma excelente fonte de vitamina D entre outros nutrientes. Os alimentos que são fonte de vitamina D são:

- Leite manteiga
- Figado de galinha
- Óleo de figado de bacalhau
- Sardinha
- Peixes gordos
- Frutos do mar
- Mariscos
- Ovos cozidos
- Salmão

Você sabia que as faltas de Cálcio e Vitamina D no corpo também podem ser as causas das dores no corpo? Clique aqui e saiba mais.

Última actualização: 14/08/2017

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