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Previna dores no corpo com a prática de seis tipos de exercícios físicos

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Após os 60 anos, é percebido que o organismo não é mais como era antes. À medida que o tempo vai passando, a perda de tecido muscular no corpo se intensifica por conta da pouca realização de atividades físicas durante a vida. Isso tem reflexos evidentes na forma como envelhecemos, podendo potenciar o aparecimento de artroses e de doenças como a osteoporose. Apesar disso, as pessoas podem cuidar para que as debilidades funcionais, causadas pela ação do tempo, não causem incômodos e desconfortos para suas vidas.

De acordo com especialistas da saúde, homens e mulheres com mais de 60 anos precisam realizar cerca de 120 minutos de exercícios físicos por semana, para evitar dores nas articulações e nos músculos. Mas, apesar de parecer muita coisa, essas atividades podem ser divididas em sessões de 15 minutos diários.

Independentemente da condição física, deve-se sempre buscar exercícios que melhorem o equilíbrio do corpo, a parte aeróbica, a flexibilidade e o fortalecimento dos músculos.

Abaixo listamos 6 dicas de atividades físicas ideais para serem praticadas após completar 60 anos de idade. Antes de realizá-las, é indicado que se consulte um fisioterapeuta, cardiologista ou até mesmo um personal trainer.

1 - Pilates: A prática da modalidade ajuda desde o alívio das dores provenientes da idade até o aumento da autoestima. Além disso, melhora a percepção dos movimentos, dando maior equilíbrio, fortalece a musculatura, aumenta a flexibilidade e diminui o estresse.

2 – Caminhadas: A prática de caminhada, cerca de 10 a 15 minutos por dia, ajuda a fortalecer articulações das pernas além de melhorar a disposição.

3 - Natação ou hidroginástica: Além de fortalecer os músculos e proteger as articulações, a prática de exercícios físicos dentro da água causa melhora instantânea na respiração das pessoas com mais de 60 anos, diminuindo o problema da falta de ar. Isso acontece por conta de uma vasodilatação das vias respiratórias.

4 - Contrações abdominais: Fazer 10 abdominais, em três repetições, é essencial para ajustar a coluna e a reduzir dores nas costas.

5 - Andar de bicicleta: Um dos mais eficientes exercícios nesta etapa da vida, andar de bicicleta ajuda no fortalecimento dos músculos das coxas, panturrilhas, pernas e quadris, além de trabalhar a parte aeróbica e o equilíbrio. É necessário tomar cuidado com possíveis quedas. Para isso, recomenda-se usar luvas, joelheiras e capacetes.

6 – Fazer alongamento: O alongamento é essencial para ajudar no fortalecimento das costas e ombros. Com duração de 20 a 30 segundos cada lado, estique e contraia os braços para fortalecer os ombros. Já os joelhos e as coxas são trabalhados através de alongamentos das pernas.

Mesmo após a prática de atividades físicas de forma correta, é muito comum que o corpo esteja propício a dores musculares que ocorrem por conta da degeneração dos tecidos musculares. Para o tratamento desses incômodos causados pela fragilidade da estrutura corporal, é recomendada a aplicação de cremes fitoterápicos naturais que proporcionem alívio e sensação de bem-estar na região aplicada. É possível aproveitar o melhor da vida em qualquer idade.

Última actualização: 15/06/2017

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